Quando bem escolhido, o soutien é um aliado na promoção da saúde e imagem das mulheres.
O nosso peito possui um sistema natural de suporte baseado «na pele e em ligamentos», explica Joaquim Seixas Martins, cirurgião plástico.
Contudo, ao longo dos anos, por acção da gravidade, estes ligamentos «distendem-se progressivamente, situação que se agrava se a mama for volumosa.
O aumento do volume, causado por alterações hormonais próprias de determinadas fases da vida, como a adolescência e a gravidez, leva à sua queda», sublinha. Por este motivo, acrescenta, «é importante que o suporte ligamentar e cutâneo seja ajudado externamente por um soutien com boa capacidade de sustentação.»
Além de favorecer a saúde do seu peito, esta peça deve também ajudá-la a realçar a sua silhueta. Modelo a modelo, aprenda pois a escolher o soutien certo para o seu peito, seguindo as indicações de Helena Carmona, consultora de imagem:
- Soutien cruzado mágico
Permite regular as alças em várias posições e funções. É uma peça que deve ter no seu guarda-roupa e que «é muito procurada para usar com vestidos de festa.» Quem gosta de vestidos muito decotados à frente ou nas costas não o pode dispensar.
A evitar Por mulheres com excesso de peso pois as «gordurinhas» tendem a ficar mais vincadas. Mulheres com peito muito volumoso também devem ter algum cuidado, pois as alças finas do soutien podem dar a sensação de que está pouco amparado.
- Soutien com armação
Modelo com apoio metálico por baixo do peito que «tem a finalidade de o segurar, tornando-o mais bonito e orientado para a frente.» Se gosta de sentir o peito apoiado este modelo é para si. Depois de o vestir, movimente-se para verificar se os aros estão bem posicionados e não a apertam.
A evitar Por quem «tenha nódulos ou cicatrizes de cirurgias. Nesse caso, convém consultar o médico e saber se corre algum risco ao usar este modelo.»
- Soutien sem armação
Modelo sem apoio por baixo do peito, indicado para quem gosta de sentir o peito mais solto, mas com a desvantagem de ter uma capacidade de sustentação mais limitada.
A evitar Por quem não tem um peito firme, pois pode parecer espalmado.
- Soutien push-up
«Puxa o peito para cima, sendo adequado para usar com decotes e peças mais justas e em malha, pois torna a silhueta mais elegante.
É indicado tanto para o peito pequeno como médio, mas particularmente para mulheres com peito pesado ou mole.»
A evitar Por mulheres com peito muito grande.
- Cai-cai
Soutien sem alças indicado para «usar por baixo de vestidos ou tops caicai e peças com alças muito finas ou em tecidos transparentes.» Resulta especialmente bem «em quem tem seios pequenos ou bem firmes.»
A evitar Por mulheres com «peito pesado ou grande, pois pode empurrar o peito para baixo, aproximando-o da barriga, o que não é elegante nem bonito.»
- Soutien de amamentação
Soutien muito prático que tem «aberturas especiais nos seios», para facilitar a amamentação.
A evitar Com roupa decotada.
- Soutien desportivo
É um modelo pouco decotado, «de alças largas e grossas.» As suas fibras têm a vantagem de tolerar a transpiração e permitir que a pele respire. Reforçado e sem armação, pode ter vários graus de suporte. É também indicado para quem quem «gosta de sentir o peito seguro e as costas apoiadas.»
A evitar Por quem usa «peças muito decotadas ou de tecidos finos. Pode também produzir um efeito de peito espalmado por debaixo da roupa.»
- Soutien para grávidas
Modelo indispensável para as futuras mães pois oferece «uma estrutura especial para segurar o peito e as costas, devido ao aumento de volume provocado pela gravidez.»
A evitar Com peças com decotes grandes.
- Soutien redutor
Este tipo de soutien reduz o volume do peito, sendo indicado para «mulheres com peito muito grande» e que gostariam de o ter mais pequeno.
A evitar Por mulheres com peito pequeno, pois torna o peito ainda menor.
1 comentários:
Adorei!
Este tipo de post pode não ser o preferido de muitas pessoas por causa da ausência de imagens mas é o meu preferido.
Tem conteúdo, coisas que interessa saber.
Gostei muito.
Enviar um comentário