quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Bases Cosméticas

Ontem precisei de reabastecer o meu stock de base, decidida a experimentar um produto novo pedi conselhos a uma funcionaria da perfumaria para me ajudar na escolha do produto. Trouxe mais um frasco da minha base habitual e algumas questões a menos referentes a esta matéria.

Portanto decido partilhar convosco tudo sobre bases cosméticas.

Como o nome indica é o primeiro passo para a criação da tela perfeita para o resto da sua maquilhagem. Mas por onde começar? Há bases liquidas, minerais,em creme e em mousse. Sem mencionar que terá que escolher o tom apropriado à sua pele! Use estas dicas para escolher a base na tonalidade correcta.

Liquida:
De cobertura leve a média.
Disponível com fórmulas para hidratar, com um acabamento acetinado para pele seca ou livre de óleos com um acabamento mate para peles oleosas.
Na minha opinião são as bases mais eficazes pois cobrem, auxiliadas com pó compacto, as imperfeições menos desejadas.

Base em mousse:
De cobertura leve a média.
Ligeiramente mais espessa do que a líquida. Óptima para peles secas. Evite usar se tem a pele oleosa ou mista.

Stick:
Bases que também funcionam como concealers. Com formulas com ou sem óleos para os diferentes tipos de pele.

Acabamento em pó (líquido ou em pó ou mousse em pó):
De cobertura média.
Para quase todo os tipos de pele, mas deve ser evitada por pessoas com a pele excessivamente seca ou que necessitem de uma maior cobertura. Tende a secar a pele do rosto.

Hidratante com cor:
Pode ser usado sozinho ou como base para uma cobertura mínima. < style="font-weight: bold;">Base em pó:
Cobertura leve a média.
Disponível em vários tons e no formato pó solto ou compacto. De fácil e rápida aplicação. Recomendada para usar para um acabamento perfeito juntamente com bases liquidas. Ter em atenção com excessos para pessoas com peles tendencialmente oleosas por causa de acumulação de produto em rugas de expressão ou de idade.

Escolhendo a cor da sua base mediante o seu tom de pele:
Agora que está ciente dos tipos de base existentes no mercado está pronta para escolher a cor.
Não é uma tarefa fácil mas eu dou-lhe uma ajuda.
Tipo, Cobertura e Tom.
Primeiro, escolha o tipo de maquilhagem que deseja de acordo com o seu tipo de pele.
Em seguida, escolha a cobertura que melhor se adapta as suas necessidades. Mínimo, médio ou alta. Finalmente, o tom indicado à sua tez será a cor da sua base. Verá tonalidades de bege, marfim, bronze, nude, pálido, médio. Experimente vários tons na face ou pescoço, uma vez que é um erro testar as cores nas costas das mãos ou braços, pois não contém o mesmo tom e normalmente as veias mais visíveis. Veja o efeito ao espelho (existem vários espalhados pelas perfumarias) e de preferência num local iluminado e peça opinião de um funcionário do posto de venda pois este poderá ajuda-la.Escolha o tom que tende a não se notar no seu rosto pois essa é a cor mais indicada para si.
Lembre-se que não tem a mesma cor de pele durante o ano inteiro por isso use uma base mais clara de inverno e uma mais escura de verão.

Dicas:
  • Se está a pensar comprar uma base prefira adquiri-la numa superfície com amostras tester disponíveis em que possa experimentar a cor e pedir ajuda caso necessário, nos hipermercados também pode comprar mas não pode experimentar e pode cair no erro de gastar dinheiro num produto que pode não ser o mais indicado para si. E depois de aberto não há devoluções.
  • Teste a base na zona do maxilar. Esta deve-se fundir facilmente no seu tom natural da pele. Cuidado com a sua palidez de inverno. Pode precisar de um tom um pouco mais escuro no verão.
  • A cobertura é uma preferência pessoal.
  • Humedecer a maquilhagem e espalhar bem na zona do maxilar para não serem visíveis marcas.
  • Se durante o dia começar a ficar com a pele oleosa limpe esse excesso e aplique um pouco de pó compacto nessas zonas.
  • Se aplicar base em pó reaplicar ao longo do dia para evitar brilhos.
  • Aplicar a base 10 minutos após o creme hidratante. Se não permitir a absorção do hidratante a sua maquilhagem desaparecerá numa questão de horas (poucas).
  • Bases e pós em tons rosa fazem com que a sua pele pareça mais velha.
  • Se quer um look bronzeado, não use uma base mais escura, use um pó (solto ou pérolas) bronzeadoras como último passo da maquilhagem.
  • Bases líquida, mousse ou hidratante com cor deve ser aplicado com dedos, com uma esponja húmida ou pincel apropriado. Em pó deve ser usada com um pincel grande e aplicada em um movimento circular. Iniciar a fronte e trabalhar sua maneira para baixo. Sempre aliado pó para pescoço.

8 comentários:

Graça Ventura Medeiros disse...

eu ca so uso base em saidas a noite, e quando a preguiça tira folga! bjs

Mary Silva disse...

Por acaso não conhecia que se devia aplicar a base 10 minutos após o creme hidratante... sempre tive/tenho por hábito colocar a seguir ao creme hidratante... mas graças ao teu post vou começar a ter mais atenção a este grande pormenor.
Beijinho ;)

Malinha disse...

Eu só uso à noite!!
E obrigada qrida pelas tuas dicas sempre preciosas...:))
bjs
_malinha

Lady's Closet disse...

Gracinha eu uso todos os dias infelizmente, tenho as olheiras muito marcadas mas ainda bem que o teu tipo de pele permite que não uses regularmente.

Mary assim tanto o creme hidratante como a base fazem o efeito desejado.

Obrigada as duas pelos comentários.

Lady's Closet disse...

_Malinha ontem sai a noite e fiz todo o ritual de produção mas cheguei a casa quase sem make... Deve ter sido da chuva que apanhei na ribeira :)

ah e obrigada tu pela visitinha

Malinha disse...

Aqui também foi uma chuvada!!!:((
Por falar nisso, ouvi dizer que agora havia uma maquilhagem própria para isso,era resistente à água...any suggestion??:))

Mary Silva disse...

Por acaso alguém já ouviu falar na pre base, que se coloca antes da base?
Lady's Closet nunca ouviste falar nisso?

Lady's Closet disse...

_Malinha conheço as mascaras (rimel) de diferentes marcas, como a loreal e a maybeline por exemplo.

Mary a pré base pode ser aconselhada para uso profissional ou para quem tem uma necessidade de cobertura maior por exemplo algumas marcas têm essa mesma pré base à venda

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin