quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

10 Técnicas anti-stress

Primeiramente gostaria de esclarecer o motivo da minha ausência nestes últimos dias, não, não é porque fui de ferias e sim porque infelizmente me encontro doente. Vou tentar manter o blog actualizado mas se por algum motivo não o fizer é porque continuo de cama.
Um beijinho a todas as leitoras do Lady's Closet.


Stress
Um dos males do século XXI, que afecta grande parte da população activa. Dores de cabeça, esquecimentos, batimentos cardíacos muito acelerados, mau humor, choros, músculos doridos ou mãos frias e húmidas podem ser alguns sintomas. Mas diminuir os efeitos não é impossível, principalmente se adoptar algumas das dicas que se seguem.

1 - Acorde mais cedo
Em vez de começar o dia já stressada porque não tem tempo para fazer nada, experimente levantar-se um bocadinho mais cedo e organizar melhor o seu dia. Não se deixe tentar pelo quentinho dos cobertores e salte da cama assim que o despertador tocar. Tome um bom pequeno-almoço, um banho relaxado e comece o dia descansado e com o pé direito.

2 - Planeie o seu dia
Tente perceber em que altura do dia a sua produtividade está em alta. Há pessoas que rendem mais de manhã enquanto outras funcionam a 100% mais pela tarde. Escolha o período em que tem mais energia e deixe para essa altura as tarefas de maior responsabilidade ou que exijam maior criatividade. Lembre-se, no entanto, que por muito organizado que seja, há imprevistos que nunca consegue controlar.

3 - Defina prioridades
Não queira fazer tudo ao mesmo tempo nem queira fazer tudo sozinho. Faça uma lista das suas prioridades e tente cumpri-la. Ponha os assuntos que exigem mais de si em primeiro lugar mas tente não descurar os pequenos assuntos que tendem a ficar esquecidos.

4 - Saiba dizer não
Quando se sentir demasiado pressionado tenha a coragem de dizer basta!. Se o seu chefe lhe parecer demasiado empenhado em não a deixar respirar, exigindo-lhe mais e mais trabalho, explique-lhe que, apesar de tentar, não consegue fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Tente também não cair na asneira de estar sempre a fazer o trabalho dos seus colegas. Sempre que poder ajudar, ajude, mas não deixe que eles fiquem mal habituados.

5 - Crie bom ambiente
Pensamentos positivos activam as energias positivas que temos em nós. E depois, simpatia gera simpatia. Elogie, seja prestável e simpática para os seus colegas. Ao trabalhar num local com bom ambiente tudo se torna mais fácil. Aquilo que dantes lhe parecia uma tarefa difícil vai passar a parecer o mais simples dos problemas.

6 - Aprenda a relaxar
Nada melhor do que depois de um dia estafante o poder chegar a casa e tomar um longo banho ou deixarmo-nos ficar estendidas no sofá horas a fio a ver tudo e mais alguma coisa na televisão. Conceda a si mesma esses momentos que são preciosos para descomprimir o stress do dia-a-dia.

7 - Mude de rotina
É importante que você consiga viver para além do trabalho. Dê a si própria presentes depois de conseguir fazer um trabalho complicado. Que tal aquele livro que sempre quis ou aquela camisola caríssima? Depois, também é importante saber deixar o trabalho à porta antes de entrar em casa. Só em casos extremos é que deve levar trabalho para concluir em casa.

8 - Tenha vida social
"Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque". Nunca ouviu dizer? Faça por ter uma vida social activa porque desta maneira vai ser mais fácil de não pensar nos problemas que deixou para trás no escritório. Vá a festas, ao cinema ou ao café. Aproveite o que de melhor a vida tem para lhe oferecer.

9 - Dedique-se a uma actividade criativa
Utilize os seus tempos livres para se dedicar a uma actividade que puxe pela sua concentração e criatividade. Tendo a sua mente ocupada não vai ter tempo para pensar nem se chatear com os problemas do dia-a-dia ou do trabalho. A pintura é um bom exemplo.

10 - Melhore a sua vida sexual
Esta é também uma óptima solução para combater o stress acumulado durante um dia de trabalho. Ter uma vida sexual activa e saudável é meio caminho andado para se sentir uma pessoa plenamente realizada e, desta forma, sentir-se mais confiante.

11 comentários:

Mary Silva disse...

Desejo que fiques melhor o mais rapido possivel, pois gosto imenso dos teus post`s... portanto um beijinho enorme e rapidas melhoras.

Quanto ao tema de hoje infelizmente tenho diariamente presente, pelos piores momentos claro, fiquei "sozinha", desempregada e mais um montão de parvoices que fazem qualquer santo cair do altar, confesso que não me sinto a mesma pessoa de à um ano atrás, sinto-me mais deprimida, mais triste, mais "fria" e muito mais cansada sem motivos, já para não falar dos ataquesinhos de choro que aparecem assim como caidos do céu.
Na realidade sinto que tenho que mudar isso, pois além de ser nova tenho uma vida pela frente e sempre que tento começar a lutar para me sentir melhor para começar uma nova vida, eis que não consigo e volto a cair na estaca zero, definitivamente já pensei em recorrer a apoio psicologico de forma a me tentar ajudar de alguma forma até porque sei que isto só pode ser uma fase que esta a custar a passar... mas que.. irá passar.

Beijinho enorme ;) e fica bem rapido ;)

mjf disse...

Olá!
Cheia de razão...como é habitual ;=)
Eu adoro ir para o ginásio...descontrai...e faz-me muito bem o finalizar com uma boa massagem ;=)
Espero que fiques bem rápidamente :=)

Beijocas

Graça Ventura Medeiros disse...

Ohh melhoras pequena! bjs

Andreia disse...

São umas boas dicas!

Dicas Para Que Vos Quero disse...

Gostei muito deste post!

Anónimo disse...

E as melhoras, claro!

Malinha disse...

Bem estou a precisar delas...lolol
As melhoras, põe-te boa depressa!!:))
bjs
_malinha

luh...=) disse...

oiee..
olhando outros blogs..
vi o seu....
e resolvir dá uma olhadinha...
e gostei mt..
vou passar a acompanhar seu blog...
bjus..
bom fim de semana..
=)

Queen P disse...

Tenho um selinho para ti no meu blog, as melhoras!
Beijinhos,
Queen P

Anónimo disse...

boas dicas, como sempre... põe-te boa!
jt

Lady's Closet disse...

Obrigada a todas vocês que fazem com que mereça continuar pois são 10 estrelinhas.
Já estou melhor e cheia de novas dicas e outras coisas para vocês que tanto merecem.

Um beijinho muito especial a todas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin