segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Compras online

Como está em voga na blogesfera as compras online decidi fazer uma pesquisa sobre o tema e decidi apresentar-vos os resultados da mesma.

Antes de ligar o computador e comprar tudo e mais alguma coisa, saiba os cuidados a ter para ser bem sucedida.
Imagine-se no sofá com o seu computador portátil.
No ecrã, um sem-fim de lojas online onde pode encontrar roupa, sapatos, acessórios e produtos de beleza sem ter de calcorrear o centro comercial.
O paraíso, certo? A verdade é que, se não souber exactamente que cuidados deve ter, pode ser um inferno.
Pesquisar nunca é demais.
Quando vamos às compras, antes de optarmos por uma peça, espreitamos duas ou três lojas.
Nas compras online é importante seguir o mesmo princípio. Faça uma pesquisa cuidadosa sobre as lojas que lhe pareçam interessantes e, acima de tudo, fiáveis.

Seja realista.
Nem todas as roupas nos ficam tão bem como na modelo jovem e alta que está a ver no seu monitor. Escolha peças com um corte que lhe seja familiar e prefira comprar modelos para áreas do corpo não problemáticas. Afinal, na Internet não pode experimentar e todas sabemos os defeitos que encontramos numa cabina de provas...

Conheça os seus direitos.
De acordo com o Howard, um assistente de compras criado pela Rede de Centros Europeus do Consumidor disponível em www.theshoppingassistant.com, os websites devem indicar o que deve fazer se quiser reclamar de um produto, o prazo de garantia, o preço, incluindo taxas e impostos, termos e custos de entrega e dos pagamentos, direito de arrependimento, de reembolso, troca e prazo de garantia.
Caso não encontre este género de informações, «deve procurar outro sítio electrónico que preencha estes requisitos».

E se me arrepender?
Para não sair lesada deste negócio, antes de efectuar uma compra, leia com atenção a política de devoluções do website.
Segundo o Howard, «ao comprar online terá direito a cancelar a compra que fez». A duração do período de arrependimento depende do país, mas terá pelo menos sete dias para o cancelamento.
A maioria das lojas online facilita as devoluções, desde que os produtos se encontrem nas condições pretendidas, tendo apenas o cliente de pagar portes adicionais. «Se o site não o informa dos seus direitos de arrependimento deverá comprar noutro sítio», recomenda.

Como pagar?
Seria capaz de entregar o seu cartão de crédito a um desconhecido? Nas compras online deverá ter também cuidado com o modo de pagamento. Uma das formas mais seguras é a entrega de produtos à cobrança.
Pode ainda aderir ao MBNet, um serviço do sistema bancário nacional, que lhe permite realizar pagamentos através da sua conta (débito ou crédito) sem ter de disponibilizar os dados do seu cartão (www.mbnet.pt).

5 comentários:

Andreia disse...

Eu cá continuo a preferir ir as lojas!

Malinha disse...

Eu prefiro ir às lojas, mas de vez em quando faço algumas on-line!! E utilizo exactamente esse sistema , porque dar o número do meu cartão por mais seguro que digam eu não vou nessa conversa...ahaha
bjs
_malinha

Mary Silva disse...

Eu sou adepta de fazer compras na internet, livros, cremes, entre outras coisas, mas com a condição de fazer o pagamento por multibanco ou contra-reembolso porque tal como a leitora anterior referiu não vou na conversa de dar o número do cartão, não me sinto segura para tal coisa.
Beijinho ;)

Saltos Altos Vermelhos disse...

eu compro tantaaaaaaaaaaaaaaaa coisa online!!!! Graças a Deus nunca tive problema!!!!

Graça Ventura Medeiros disse...

compro online e com visa. nnc tive problemas.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin