terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Aprenda a maquilhar-se

A verdade é esta. A proliferação de imagens de mulheres bonitas, bem vestidas e maquilhadas tornou os homens mais exigentes.
E nenhuma mulher gosta de os ver apreciar (pensam eles) discretamente a beleza alheia.
Para que isso não aconteça, o melhor que tem a fazer é realçar os seus dotes naturais e investir na sua imagem, com a ajuda de uma das melhores amigas do sexo feminino: a maquilhagem.
Por isso, ponha em prática as técnicas ensinadas por uma das mais conhecidas maquilhadoras nacionais. Aquelas que fomos aprender para lhe contar agora.
Fundamental para que a maquilhagem resulte é ter a pele hidratada. Deve utilizar diariamente um creme hidratante no rosto. Se tiver mais de 24 anos, use também um creme anti-rugas para retardar o aparecimento destas inestéticas inimigas.
Assim que surgirem as primeiras, que tendem a aparecer na região ocular, recorra a um anti-rugas específico de contorno dos olhos. Para atenuar as olheiras, aplique um creme de tratamento anti-olheiras.


  • Primeiros passos 

Deve escolher uma base adequada ao seu tipo de pele. Élia Lé, make-up artist, recomenda as bases líquidas, pois «dão um ar mais natural ao rosto». Há bases para peles mistas e oleosas, normais, maduras e existem vários tons.
Para ter a certeza de que o que escolhe é o ideal, use o tester na loja, espalhando um pouco na zona do pescoço. A cor correcta deve fundir-se com o seu tom de pele.
Numa versão mais rápida, espalhe a base com a mão na zona T (testa, nariz, maçãs do rosto e queixo). Para um look mais elaborado, aplique com uma esponja de látex própria para maquilhagem, em todo o rosto.


  • Sem imperfeições

O toque de magia é dado pelo corrector de olheiras. O truque é escolher um corrector com um tom semelhante ao da base, fazendo um teste na mão. Coloque um pouco de corrector no topo de uma cotonete e aplique onde é preciso.
De seguida, esbata com o dedo. Borbulhas, sinais e cicatrizes, simplesmente, desaparecem. Para corrigir olheiras, coloque um pouco de corrector no dedo e espalhe, esbatendo, em toda a área da olheira.
Por cima da base e do corrector, deve espalhar pó de rosto, para prolongar o efeito dos produtos aplicados. O pó pode ser solto ou compacto e deve ser ajustado ao tom da base.
Aplique-o com um pincel próprio, mergulhando-o no pó, retirando o excesso e passando em toda face como se estivesse a varrer. Élia Lé sugere que se «passe o pincel de blush com pó na zona dos olhos, em cima e em baixo, para assegurar que fica bem aplicado».



  • As sombras certas

Élia Lé aconselha a não usar mais de três tons de sombra nos olhos, mates ou cintilantes. Precisa de um pincel de sombra para cada tom. «Devemos usar um tom claro, um tom intermédio e um tom escuro», explica.
O primeiro aplica-se em toda a pálpebra, desde a linha das pestanas até à sobrancelha. Com a ajuda do pincel, defina a área a sombrear, alinhando a extremidade lateral de cada narina com o limite exterior da sobrancelha e pinte essa zona.
A segunda deve ser usada na pálpebra móvel, desde as pestanas até à linha côncava do olho. Aplique a sombra mais escura apenas no terço externo da parte superior do olho e só se desejar um look mais sofisticado. Esbata, passando a sombra de tom mais suave sobre toda a área.


  • Lápis de olhos e rímel

Aplique lápis preto ou castanho na pálpebra, imediatamente acima da linha das pestanas, desde o canto externo até ao canto interno do olho. Para esbater, use o pincel com a sombra mais escura que usou antes.
Um risco de lápis por baixo das pestanas inferiores evidencia ainda mais os olhos. Use o revirador de pestanas antes do rímel ou só depois de este estar bem seco. Cria um efeito surpreendente.
O toque final é dado pelo blush. Sorria para salientar as maçãs do rosto. Comece a aplicação desde a linha do cabelo até à zona frontal das maçãs do rosto, usando um pincel de blush.
Nas peles claras ficam bem tons rosados e nas peles mais escuras tons alaranjados ou acastanhados.


  • Lábios

Use lápis de contorno de lábios do mesmo tom do bâton ou do gloss. Faça o contraste, aplicando sombras fortes nos olhos se tiver cores suaves nos lábios ou o contrário.
Saiba que o bâton é que é mais compacto e o gloss mais suave e brilhante, ideal para o dia.


  • DICA

Tem pouco tempo para se maquilhar? Use um tom de sombra e rímel nos olhos, gloss nos lábios e um toque de blush para um look mais saudável.
O que precisa:
Pincel para o rosto
Pincel para o blush
2 ou 3 pincéis de sombras
Escova para as sobrancelhas
Pinça
Escova para retirar excessos de rímel
Revirador de pestanas
Esponjas de maquilhagem de látex
Afia-lápis

1 comentários:

Anónimo disse...

Adorei! Boas dicas.
beijinho

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin